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Chefe procrastinador deixa funcionários mais frustrados, diz estudo
SÃO PAULO – Deixar para depois o que você poderia fazer hoje pode parecer uma atitude que prejudica mais você mesmo do que quem está ao seu redor. Mas um novo estudo de professores britânicos e australianos aponta que, no caso de gestores, procrastinar decisões e tarefas gera um efeito negativo na equipe toda, que fica menos comprometida com o trabalho.
O estudo, publicado na revista acadêmica “Journal of Occupational and Organizational Psychology”, realizou dois experimentos com participação de quase 600 funcionários e supervisores de empresas dos EUA e da China.
Funcionários de chefes que deixam decisões para a última hora ou adiam tarefas até o limite são menos comprometidos e mais frustrados com o trabalho, segundo o estudo. Eles ainda são mais propensos a adotar atitudes irregulares dentro da empresa – por exemplo, fingindo estar doente para faltar mais ao trabalho.
Para Allan Lee, professor de gestão e estudos organizacionais da Universidade de Exeter e um dos autores, as empresas podem agir para garantir relacionamentos melhores entre chefes e subordinados, e assim mitigar esses problemas. “Promover sessões de feedback 360° pode ajudar os gestores a ficarem mais cientes do seu próprio comportamento. Já compartilhar mais as decisões e a liderança pode reduzir os efeitos de um chefe procrastinador”, diz.
Fonte: VALOR.COM.BR